fbpx

Como guardar seus chocolates

Chocolate é um alimento bastante sensível. Mudanças de temperatura (tanto para cima quanto para baixo), contato com umidade e proximidade com cheiros de outros produtos podem afetar a qualidade deles.  Mudanças na temperatura ou na umidade do ambiente podem deixar os chocolates com marcas esbranquiçadas, os chamados fat bloom e sugar bloom. Deixar um chocolate perto de um outro produto que tenha cheiro faz com que a gordura do chocolate absorva aquele aroma e modifique o seu sabor, o que geralmente o torna horrível!

Para evitar que isso aconteça, é preciso escolher com cuidado onde você vai guardar seus chocolates. Por isso:

  • Escolha um local fresco e seco. O ideal é na faixa dos 17ºC (3 ºC a mais ou a menos).
  • Mantenha a embalagem original e se necessário proteja ainda com um filme plástico. No caso de embalagens abertas, certifique-se de fechar bem o produto para evitar contato com umidade e cheiros.
  • Evite qualquer lugar que sofra constantes diferenças de temperatura, como por exemplo em frente a um ar condicionado que é constantemente ligado e desligado ou perto de janelas onde bata o sol.
  • Não guarde chocolate perto de sabonetes, materiais de limpeza, velas, perfumes, temperos frescos ou secos, especiarias ou qualquer outra coisa que tenha cheiro;
  • Se for guardar seu chocolate em caixas, certifique-se que ela também não tenha cheiro. Algumas caixas de madeira e de isopor tem o cheiro do material usado (inclusive cola ou tinta), outras podem ter cheiros de outros produtos que tenham sido armazenados nela anteriormente.
  • De preferência, não guarde o chocolate na geladeira nem no freezer. A única exceção é se o clima estiver extremamente quente e não houver outra maneira de proteger o chocolate. Neste caso, embale bem o produto, de preferência com filme plástico garantindo que não deixe nenhum ar entrar e o coloque na geladeira. Na hora de consumir, tire-o da geladeira e espere pelo menos 2 horas para tirar o filme plástico. Isso garante que o chocolate volte à temperatura ambiente sem contato com o ar e evite que ele fique esbranquiçado.
  • Se for guardar vários chocolates juntos, certifique-se que suas embalagens individuais estejam totalmente lacradas para evitar que o aroma de um interfira no cheiro do outro;

Algumas opções de armazenamento

Pensando em manter as características de brilho, sabor, textura e derretimento dos seus chocolates, procure guardá-lo em:

  • Uma gaveta ou prateleira que não tenha nada com cheiro (por exemplo, gaveta de papéis ou uma gaveta só de chocolates);

Um canto em uma adega de vinhos cuja temperatura seja mantida perto dos 17ºC e baixa umidade;

  • Uma caixa de madeira (desde que não tenha cheiro nem de madeira, nem de cola, nem de tinta);
  • Uma caixa de isopor que de preferência não tenha sido usada para outro produto. O isopor também absorve cheiros e repassa para o chocolate. Evite deixar ali por muito tempo.
  • Uma lata que feche bem, mantida em local longe do calor.

A Chocolata tem uma lata perfeita para guardar seu chocolate ou para presentear.

Escrito por Zelia Frangioni, do Chocólatras Online, em 09/2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat