fbpx

Respostas rápidas às perguntas frequentes sobre chocolates

1. Chocolate faz bem para a saúde?

Depende do chocolate e da quantidade. Chocolates que tem alto teor de cacau podem trazer os nutrientes deste alimento, que são flavonóides e minerais como potássio, manganês, ferro, etc. Mas ele também contém alto teor de gordura, por isso deve ser ingerido em quantidades pequenas.

2. Qual a melhor forma de guardar chocolate?

Em local fresco, seco, escuro e longe de alimentos ou materiais que tenham cheiro. Pode ser uma caixa, gaveta ou prateleira de armário, mas sempre bem embalado.

3. Chocolate esbranquiçado está estragado?

Não necessariamente. Ele fica esbranquiçado se sofrer diferença brusca de temperatura ou se tiver contato com umidade. Se estiver dentro da validade e seu cheiro estiver normal, provavelmente não está estragado.

4. Chocolate engorda?

Depende da quantidade e do seu estilo de vida. Não engorda se você comer um pedaço de chocolate de vez em quando, dentro de uma dieta normal com atividade física. Num estilo de vida sedentário e com dieta rica em calorias, o chocolate é um alimento que contribui para engordar ainda mais.

5. Chocolate diet tem calorias?

Chocolate diet tem tantas calorias quanto o chocolate com açúcar, podendo ter até mais que ele. Chocolate diet é feito sem açúcar, com adoçantes, para poder ser consumido por diabéticos, mas ele contém gordura do mesmo jeito e por isso é calórico.

6. Chocolate branco é chocolate? Ele é feito de que?

Sim, chocolate branco é considerado chocolate porque tem manteiga de cacau. Qualquer alimento que tem pelo menos 25% de cacau pode ser chamado de chocolate. Ele não é marrom porque não tem massa de cacau.

7. Pode guardar chocolate na geladeira? E no freezer?

O ideal é não guardar na geladeira. A baixa temperatura e a umidade podem fazer o chocolate ficar esbranquiçado e deixá-lo com a textura e derretimento comprometidos. Então ele vai perder parte das suas características, mas não significa que está estragado. Guardar chocolate no freezer é ainda pior que na geladeira.

8. Como saber se o chocolate está estragado?

Repare na aparência, no cheiro e na validade. Ele deve estar válido e com cheiro normal. Quanto à aparência, pode ter perdido o brilho ou estar levemente esbranquiçado, mas nada mais que isso. Não consuma chocolate vencido, deformado (especialmente se tiver recheios) ou com cheiro estranho.

9. Qual o chocolate mais saudável?

Dentre todas as opções de chocolates, os mais saudáveis são os que tem alto teor de cacau, desde que consumidos com moderação. Chocolates com açúcares alternativos, como açúcar de coco por exemplo, podem ser ainda mais saudáveis por ter índice glicêmico menor, mas essa substituição no açúcar compromete o sabor, então é uma questão de escolher entre ser saudável e ser gostoso para o seu paladar.

10. Qual o melhor chocolate?

O melhor chocolate é o que te dá prazer, o que você mais gosta e que se encaixa no seu estilo de vida, que pode te levar a procurar chocolates de diferentes tipos. Por exemplo, veganos, orgânicos, sem açúcar branco, bean to bar ou até importados famosos (como belgas e suíços). Se você não gostar do chocolate, não adianta nada ele ser famoso, mais saudável, ser super premiado ou ser o preferido dos especialistas. Caso você ainda não tenha encontrado os melhores chocolates para você, continue procurando! Aqui na Chocolata tem várias opções: brancos, ao leite, dark milk, puros, com inclusões e até premiados. Aventure-se e e experimente!

Texto e fotos Zelia Frangioni, do Chocólatras Online, em 03/2020.

Título SEO:  Respostas rápidas às perguntas frequentes sobre chocolates

Meta description: Veja as respostas às perguntas mais frequentes sobre chocolates que são feitas por consumidores.

Palavra chave: chocolates

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat