fbpx

PORQUE COMPRAR UM CHOCOLATE BRASILEIRO?

Semana passada colocamos um testemunho genuíno de um cliente que fez uma pergunta comum para quem não conhece os chocolates bean to bar brasileiros e, como se esperava, após provar, ficou muito evidente para ele o que para quem conhece já sabe, o chocolate bean to bar brasileiro é um dos melhores chocolates do mundo.

O sabor já seria um motivo mais que relevante para que uma barra de chocolate brasileira seja escolhida. Inclusive, os chocolates brasileiros hoje têm um grau de excelência tão grande que são reconhecidos nacional e internacionalmente, em todos os seus tipos – ao leite, dark-milk, intensos, branco, com inclusões etc..

Contudo, a parte os sabores maravilhosos, existem muitos outros motivos pelos quais devemos escolher os chocolates bean to bar brasileiros.

1 – Valoriza o produto nacional – há um glamour excessivo para os produtos que vem de fora, como se tudo o que viesse de fora fosse melhor do que é feito no Brasil. Verdade seja dita, por muito tempo isso foi verdade, mas de duas décadas para cá, no mínimo, o produto nacional vem ganhando qualidade e excelência, muito pelas boas práticas introduzidas no meio de produção.

Com o chocolate bean to bar não é diferente. Hoje o chocolate bean to bar brasileiro é de excelente qualidade e a valorização desse produto faz com que exista maior investimento e esse mercado cresça em qualidade e quantidade, o que nos leva a um segundo ponto;

2 – Cadeia produtiva consciente  – O bean to bar não é só o modo de produção do chocolate artesanal, que toma o cuidado desde a seleção das amêndoas de cacau a serem utilizadas na feitura da barra de chocolate até o chocolate em si, é muito mais que isso.

Toda cadeia produtiva do chocolate bean to bar é voltada para produção consciente, não extrativista e voltada para o ser humano. Busca, em suma, o fair trade, que é um dos pilares da atividade econômica com sustentabilidade ecológica.

Podemos dar alguns exemplos, entre muitos, que demonstram o cuidado com o ser humano por de trás do produto. A marca Baianí, de forma simples e sensível, reconhece em sua embalagem todos os colaboradores que fizeram aquela barra de chocolate chegar a você, colocando o nome de cada um na embalagem. Simples, mas com significado enorme. Há pessoas trabalhando por de traz de todo processo. Pessoas com nome, família, com histórias.

Outra marca que também faz a diferença é Casa Lasevicius, que em algumas de suas barras coloca a caricatura do dono da plantação do cacau utilizado naquela barra na embalagem. A Chocolata vende a barra da Casa Lasevicius Terruá Tuerê Waldomiro, onde a caricatura do Sr. Waldomiro Broechl, do Sítio Bom Jesus, no PA, está estampada. 

Como último exemplo há a Luisa Abram, que provoca mudanças nas comunidades nas quais pega seu cacau amazônico, fazendo que aquela comunidade sinta orgulho de produzir algo tão bom e com reconhecimento internacional.

3 – Estimula a economia local – Como consequência de tudo que foi colocado acima, há, por fim, a estímulo da economia local. Entenda-se local não somente o local onde é vendido ou fabricada a barra de chocolate, mas também de onde é produzido o cacau.

Por acaso você já pensou que o chocolate que você compra pode causar impacto no interior da Bahia, do Pará ou mesmo da floresta amazônica? E não se trata apenas de impacto financeiro, que é muito importante, mas é impacto de significado.

Aquelas pessoas se sentem parte de algo muito importante, algo que faz com que pessoas em todo Brasil ou mesmo fora do Brasil conheçam a cidade, a fazenda, o sítio, o rio no qual essas pessoas nasceram, cresceram e vivem.

A compra do chocolate bean to bar nacional, portanto, tem muito mais significado que o sabor, que, repita-se, é maravilhoso. Representa, em última análise, a conquista de um povo por respeito e reconhecimento.

E como provocação, apenas por diversão, gostaria que alguém me enviasse uma plantação de cacau na Bélgica e na Suíça. Estou esperando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat