fbpx

Os melhores chocolates do mundo

Chocolate é um dos doces mais apreciados no mundo ocidental. Nada mais natural do que procurar quais são os melhores de uma região ou mesmo do planeta, assim como fazemos com qualquer outro produto, sejam vinhos, cafés, cervejas, etc. A procura pelos melhores acontece também com filmes, restaurantes, profissionais (atores, jogadores de futebol), times esportivos e uma infinidade de outras coisas.

Tradição e fama podem indicar um caminho para se encontrar os melhores em determinadas áreas, mas hoje em dia não é só isso o que conta. Se fosse, poderíamos dizer que os suíços e os belgas fazem os melhores chocolates… e que o Brasil tem o melhor futebol. Concorda que não é bem assim? Temos excelentes jogadores e os belgas e os suíços também produzem maravilhosos chocolates, mas o tempo passou e cresceu a competência da concorrência tanto no futebol quanto no chocolate! Como dizer que eles ainda são os melhores? Não dá para generalizar.

Chocolates premiados no Brasil e no exterior

Existem competições e eleições dos melhores em todos os ramos de atividades, claro que com chocolates não seria diferente. Aqui é preciso notar que chocolates podem ser considerados de duas formas: chocolate como ingrediente e como produto final. Então existem competições de criatividade do uso do chocolate e competições de chocolates para o consumo direto.

Focada em criatividade e habilidade, a World Chocolate Masters é uma competição que avalia o que os chocolatiers são capazes de fazer usando chocolate como ingrediente (neste caso, o da Barry Callebaut, que é a organizadora do evento). Ali são avaliadas sobremesas e esculturas de chocolates criadas no local da competição, à vista de todos. A última edição foi em 2018.

Já as competições de chocolates para o consumo avaliam produtos que estão à venda no mercado, que podem ser comprados pelos consumidores. As duas principais competições internacionais são o International Chocolate Awards e o Academy of Chocolate Awards, as duas com sede em Londres. Ambas avaliam chocolates em várias categorias, como barras puras, barras recheadas, bombons e chocolate quente. Alguns festivais espalhados pelo mundo também realizam suas premiações, como é o caso do The Northwest Chocolate Festival de Seattle, que é considerado o mais focado em chocolates bean to bar. No Brasil, desde 2017 acontece o Prêmio Bean to Bar Brasil, focado em chocolates bean to bar (feitos diretamente a partir dos grãos de cacau) com participação de júri de especialistas e, em separado, júri de consumidores.

É interessante notar que as competições escolhem os melhores chocolates dentro daqueles que se inscreveram. Então o fato de um determinado chocolate não estar entre os vencedores dos prêmios não indica que ele não seja bom. Ele pode apenas não ter participado da competição. As inscrições são cobradas por chocolate, então muitos fabricantes não inscrevem todos os seus produtos e outros preferem nem participar por já terem uma clientela fiel, acreditando ser desnecessário ter premiações.

Escolhendo os melhores chocolates

Caso queira, entre nos links acima e veja as listas dos vencedores a cada ano. Checar os vencedores das competições é um dos caminhos para escolher um bom chocolate para comprar, mas não é o único meio. Os vencedores das competições agradaram aos jurados, mas quem disse que seu paladar é igual ao deles? Outra coisa: nem sempre você tem acesso aos vencedores, pois, dependendo de onde você mora, muitas marcas podem não chegar aí.

O melhor chocolate é aquele que te dá prazer de comer, mas também é aquele que você consegue comprar. Não adianta ser um que está à venda a milhares de quilômetros de distância. E a melhor forma de escolher seu preferido é provando.

Uma dica é fazer a sua própria competição! Experimente chocolates diferentes durante um determinado período (uma semana, um mês ou um ano) e anote suas impressões. E no final do período, escolha os melhores para você. Ah, para essa experiência não é necessário comer sozinho(a) o chocolate todo. É também super divertido compartilhar a barra com os amigos e fazer uma avaliação conjunta.

A Chocolata tem em seu catálogo vários chocolates premiados nas competições citadas acima, bem como outros que podem te encantar. Experimente e depois conta para a gente quais são os seus campeões!

Escrito por Zelia Frangioni, do Chocólatras Online, em 09/2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat