O QUE OS CLIENTES LEVAM EM CONTA NA HORA DA COMPRA ONLINE DE CHOCOLATE – 2

No Mundo Chocolata da Semana Passada, vimos que uma das principais coisas que as pessoas levam em conta na hora da compra online é o tipo de chocolate. Vimos também que a predileção do consumidor brasileiro pelo chocolate ao leite acaba mudando quando este vai se aprofundando na cultura bean to bar e conhecendo mais os sabores variados dos chocolates intensos, com maiores porcentagens de cacau.

Mas além do tipo do chocolate, qual outros fatores são levados em consideração na hora da compra? Vamos, portanto, falar do segundo fator que influencia na hora da compra do seu chocolate online.

Marca

Aqui é necessário fazer uma divisão nos tipos de consumidores. Primeiro podemos considerar aqueles consumidores que não estão acostumados com os chocolates bean to bar. Já o segundo tipo é aquele consumidor que já está acostumado e, portanto, conhece as marcas de chocolates bean to bar brasileiras. Vamos começar por este segundo tipo.

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Como gostamos de brincar, as marcas de chocolates bean to bar não tem consumidores, mas sim fãs. Quando o consumidor já tem certa experiência neste tipo de produto, já experimentou um pouco das diversas marcas existentes no marcado nacional, é certo que já tem um chocolate e uma marca predileta. Não é anormal, portanto, que alguns de nossos clientes compre de uma vez 5, 10 ou até mesmo 15 unidades de um único chocolate.

Do outro lado estão os consumidores que estão iniciando sua história com os chocolates bean to bar e que, por falta de conhecimento das marcas, tem que basear sua compra em outros aspectos, os quais serão falados aqui.

Embalagem

A verdade é que não só o que vai dentro que é levado em consideração, o consumidor também leva muito em conta a embalagem na qual o chocolate é embrulhado.

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Quanto mais bonita e chamativa, com cores vibrantes e design elegante, maior a chance desta barra ter sucesso na hora da escolha do cliente. Afinal, ao não conhecer o sabor que está comprando, a embalagem que mais o atrair será a que será levada para casa.

Premiações

Outro fator que influencia a compra daqueles que estão iniciando no mundo bean to bar são as premiações. E não faltam chocolates premiados vendidos pela Chocolata. Sem dúvida, as premiações nacionais e internacionais conferem aos chocolates um selo de qualidade já reconhecida, valendo como aval para a compra da pessoa que desconhece os chocolates que está comprado.

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Contudo, é necessário fazer uma observação técnica muito importante. O fato do chocolate não ser premiado não significa, em hipótese alguma, que o chocolate é de pior qualidade do que aquele que é premiado.

Concorrer a uma premiação, especialmente internacional, e algo que gera custos elevados para as marcas, e nem todas estão dispostas a gastar um volume de dinheiro para concorrer aos prêmios, especialmente as marcas com menor tempo no mercado, ainda no início de sua vida.

Portanto, vale ressaltar, ter um selo de premiação garante que o chocolate é reconhecidamente bom, já o inverso não é verdade.

Fotos

Uma bela imagem de um prato de comida que você gosta pode aguçar sua fome ou a vontade de comer, não? Sim, a imagem tem poder, por isso que uma boa foto de um chocolate é fundamental para que ajude na hora da compra.

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Entenda-se por “boa foto” não só aquela que é bem produzida, artisticamente falando, mas também aquela com resolução alta, que seja nítida e que consiga transmitir ao consumidor a essência do chocolate que está se fotografando.

Na semana que vem vamos continuar com essa série, com muito mais curiosidades sobre o mundo do chocolate. Até lá.