Felicidade ao Leite ou Intenso, qual você prefere? | Chocolata

Felicidade ao Leite ou Intenso, qual você prefere?

Dias quentes de verão e um ano novinho pela frente, esse é o exato momento que estamos vivendo. Depois de um ano de muitos desafios e aprendizados, esse início de ano, ainda que muito diferente dos outros, tem esse gostinho de felicidade, não é?!

E falando de felicidade, sem perder a oportunidade de falar do tema que mais amamos por aqui… Você já reparou na sensação de bom humor que você fica após comer um delicioso quadradinho da sua barra favorita de chocolates?!?! Uma felicidade, ainda que momentânea, que invade seu corpo…

Isso tem sido chamado de MOOD FOOD. É uma nova classificação que vem chamando a atenção para a comida para melhorar o humor. Algumas pesquisas de consumo, mapearam as nossas necessidades, para entender como e porque fazemos nossas escolhas. E trazem novas tendências, além da mood food outro por exemplo é da comida para trazer conforto, chamada de comfort food, que são os bolos quentinhos, assim como os da casa da vovó.

Nós não nos alimentamos somente para matar a nossa fome e a necessidade de nutrientes. E nossas necessidades se alternam, em diferentes horas do dia. Hora tomamos um cafezinho para dar energia, hora um chazinho para acalmar, hora chocolatinho para trazer aquela alegria entre uma tarefa e outra.

E quando falamos dessa alegria, estamos falando da theobromina.

A theobromina está para o cacau, assim como a cafeína está para o café. É uma substância química estimulante, que por estar presente no cacau, naturalmente também é encontrado no chocolate. A ciência ao longo de muitos anos vem por meio de pesquisas, associando a theobromina a estado elevado de animo, entusiasmo, afrodisíaco e até no combate a depressão.

Mas atenção! O chocolate além de ser uma deliciosa mood food e que traz esse bem estar, é um alimento calórico que comumente está associado a açúcar. A moderação é importante para que esse “bônus” não seja convertido em “ônus” e traga problemas a sua saúde. A theobromina está presente no cacau, por isso, para ter esse efeito positivo no humor, procure por chocolates com alto teor de cacau, esses chocolates industriais com muito açúcar, não estão valendo. Combinado?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat