Deixe sua noite do dia dos namorados deliciosa | Chocolata

Deixe sua noite do dia dos namorados deliciosa

Vinho e chocolates me parecem uma perfeita combinação com o Dia dos Namorados, não é mesmo?!

Então seguem aqui algumas dicas para deixar sua noite romântica ainda mais interessante.

Antes de mais nada prepare tudo com antecedência, em um local tranquilo, com uma boa iluminação e longe de fortes cheiros, como de uma panela de pressão ligada ou um forno assando pão na cozinha.

Separe os chocolates e os vinhos e se possível uma taça para cada vinho a ser degustado. Deixe a disposição de vocês, um copo de água a temperatura ambiente e guardanapos, caso seja necessário.

Se os chocolates que você escolheu são de diferentes percentuais de cacau, comece com o menos intenso, ou seja, os chocolates com menor teor de cacau e vá aumentando.

Algumas sugestões para escolher os vinhos e chocolates:

Para chocolates brancos uma boa combinação é espumante mais doces como o moscatel, seu dulçor acentuado, combinado com a acidez e sua perlage combinam perfeitamente com o sabor do chocolate. De preferência aos chocolates de origem e artesanais com ingredientes nobres.

Já os vinhos tintos são bons pares para os chocolates de alto teor de cacau, como os chocolates Bean to Bar. Bons exemplos são os Cabernet Sauvignon e Syrah com sua intensidade no sabor das uvas e o amadeirado residual, e chocolates com 65, 70 ou até mesmo 85% de cacau, sem inclusões, será uma boa harmonização.

E se quiser optar por vinhos mais licorosos como os vinho Do Porto, por exemplo, os chocolates mais suaves como ao leite ou dark milk são boas opções.

HARMONIZAÇÃO

O primeiro passo é experimentar o chocolate e o vinho individualmente. Feito a avaliação individual, agora é o momento de harmonizar.

Coloque um pedaço de chocolate na boca, e enquanto ele derrete, observe e saboreei lentamente essa sensação na boca.

Após engolir o chocolate, perceba as notas aromáticas que ficaram em sua boa, chamamos isso de after taste. Nesse momento, quando somente restarem essas notas, e não mais chocolate, tome um gole de vinho. Segure o vinho na boca, permitindo que ele cubra o seu paladar. Observe que algumas mudanças no sabor irão acontecer à medida que o vinho se mistura com o sabor do chocolate que persistiu em sua boca.

Uma boa harmonização é quando ocorre uma perfeita combinação entre os aromas, e como o próprio nome diz, uma harmonização entre elas. Ou seja, quando o doce se harmoniza ao acido, o amargor é amenizado pelo Frutal e assim por diante.

Uma noite do dia dos namorados deliciosamente harmoniosa para você!

Texto escrito por Luciana Monteiro, da @ara.cacao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat