fbpx

Datas importantes para a História do Chocolate

Em 2019, especialmente com a chegada da Chocolata, conseguir um excelente chocolate sem sair de casa, apenas acessando seu celular, tablete ou computador, é muito fácil. Mas nem sempre foi assim. Até chegarmos nessa comodidade que vivemos hoje muita água passou embaixo desta ponte, ou, se preferirem, já foram moídas muitas amêndoas de cacau. 

A título de curiosidade e para que o público da Chocolata conheça bem sobre esse delicioso produto, vamos trazer aqui alguns fatos e datas importantes, os quais nos trouxeram até onde estamos.

Talvez o relato mais antigo que se tenha do cacau e seu pé (Theobroma cacao) remete à civilização Omelca (1500-400 a.C.), que teve sua participação na história na Mesoamérica (atual México). Nesta civilização o cacau era consumido em forma de bebida, presando seus grãos, misturando com água e adicionavam especiarias, pimentas e ervas.

Com a popularização desta cultura, os Maias (600 a.C.) e os Astecas (400 d.C.) também se empenharam em produzir o cacau, a ponto de que seus grãos chegaram a ser o dinheiro usado por muitos povos à época, ante seu elevado valor e interesse.

Até 1519, o cacau era reservado para os povos da Mesoamérica, contudo, com a chegada de Hernán Cortés (1) e os conquistadores espanhóis, tudo mudaria em pouco tempo. Reconhecendo o valor das amêndoas de cacau, o conquistador espanhol levou consigo para Espanha as amêndoas e a tecnologia para fazer a bebida que conhecera no México com o imperador Montezuma (2).

1. Hernán Cortés
2. imperador Montezuma

Rapidamente a bebida se popularizou na Espanha, ganhando o coração da corte espanhola e outros ingredientes, como a mistura de cana-de-açúcar, baunilha, canela e pimenta. Até 1585, o segredo desta bebida e da sua matéria prima ficou bem guardado na Espanha, sendo que neste ano ocorreu a primeira exportação de uma carga de grãos de cacau para a Península Ibérica, lançando o comércio de cacau e resultando no estabelecimento das primeiras lojas de chocolate, dando início a uma nova era de demanda crescente por esse misterioso néctar do novo mundo.

A expansão para o resto da Europa foi rápida. Já em 1615 tem se notícia de que pela primeira vez a corte francesa fazia uso da bebida de chocolate, no casamento do Rei Luis XIII com a Princesa espanhola, Anne.  Em 1650 foi a vez da Inglaterra. Somente em 1765 a América do Norte descobriu as virtudes do cacau. O cacau em pó foi originalmente produzido pelos holandeses em 1828; a barra de chocolate originou-se em Inglaterra, em 1830; e a suíça entrou com sucesso no mercado de chocolates com chocolate ao leite em 1830.

Há também personagens importantes para a popularização da indústria do chocolate. Em 1828, na Holanda, o químico Coenraad van Houten (3) inventa um processo para extrair a manteiga de cacau, permitindo a extração do cacau em pó através de uma prensa (4). Isso torna o chocolate mais homogêneo e menos caro de produzir.

3. Coenraad van Houten
4. Prensa inventada por Coenraad van Houten

Em 1847, na Inglaterra, é a primeira vez que o chocolate sólido é oferecido de forma democrática, isto é, não só para a Aristocracia Inglesa. A responsável por isso foi a empresa inglesa Fry and Sons (5, 6).

5. Fry and Sons
6. Fry and Sons

Com essa expansão, a Suíça no período de 1830-1879 trouxe diversas novidades por nomes que até hoje são reconhecidos. Daniel Peter  e Henri Nestlé (7) inventaram o chocolate aromatizado com avelã e o chocolate ao leite, respectivamente. Durante o mesmo período, Rudolf Lindt (8) desenvolve o fondant de chocolate.

7. Henri Nestlé
8. Rudolf Lindt

Já nos Estados Unidos, o chocolate ganha produção industrial em 1893, pela mão do empresário Milton Hershey (9) em sua fábrica, na Pensilvânia.

9. Milton Hershey

O chocolate, também, já no início do século 20, serviu de alimento para tropas militares (10) de muitos países, inclusive dos Estados Unidos. Após esse período, o chocolate, especialmente com a ajuda dos franceses, começou a ser um produto mais refinado, ganhando o gosto e o coração de muitas pessoas, inclusive da Chocolata e seu clientes.

Se você gostou, deixa seu comentário para nós se devemos manter ou não essa série. Dê suas sugestões, faça suas perguntas e aproveite seu #momentoChocolata.

10. Chocolate que serviu as tropas americanas.

One thought on “Datas importantes para a História do Chocolate

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat