fbpx

Chocolate também tem maturação. Você sabia?

O processo de produção de um alimento, tem suas especificidades. Das matérias-primas produzidas no campo até a finalização para o consumo, são várias etapas onde cada uma tem uma importância e relevância.

Com o chocolate, na plantação e colheita no campo, o trabalho do produtor resulta no que chamamos de precursores de aromas. Pois são compostos aromáticos, que durante a torra do cacau e a conchagem do chocolate, se transformam nos aromas que tanto apreciamos em nossos chocolates.

Porém, o que quase ninguém sabe é que os chocolates finos, feitos a partir da amêndoa do cacau, depois do processo de fabricação, ainda passam pela maturação. A maturação ou envelhecimento é um termo muito conhecido em diversos processo de produção de alimentos e bebidas, vinhos, cervejas, queijos e carnes, para citar alguns dos mais conhecidos.

Nos chocolates, os produtores que optam pela maturação, buscam pelo mesmo objetivo dos produtores desses outros alimentos que citei. A busca pelo equilíbrio e desenvolvimento de aromas mais intensos e complexos.

Os aromas do chocolate, são compostos que estão sempre em transformação. São submetidos a agitação e temperatura nas diversas fases de seu processamento e após a finalização, continuam ocorrendo interações entre as moléculas e componentes químicos (naturais do cacau e demais ingredientes). Essas interações e combinações, causam alterações, promovendo novos aromas com mais complexidade, onde percebemos notas mais elaboradas. Sabendo disso, os produtores mais exigentes que produzem chocolate de terroir, fazem o processo de maturação para evoluir e equilibrar os aromas e promover o máximo da experiência de consumo.

Mas, nem todos os chocolates passam por essa transformação, pois o cacau, sua principal matéria-prima, não passou pelo processo de fermentação para a formação dos precursores de aromas que comentei.

Por isso, para consumidores havidos por chocolates de qualidade que amam, experiências sensoriais, tem ainda mais uma razão para apreciar seu chocolate, eles são maturados!

Aqui na Chocolata temos várias marcas de chocolates maturado Baianí, Mestiço e Misson Chocolates, só para citar algumas. Corre lá pegar o seu, e bom deleite.

Luciana Monteiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat