CHOCOLATE BOM E DE VERDADE NÃO TEM NENHUM INGREDIENTE ARTIFICIAL. SERÁ?

Chocolate bom e de verdade não tem nenhum ingrediente artificial. Certamente você já ouviu muito essa expressão, não?!?! Tem até uma frase famosa de uma querida apresentadora de TV “Não coma nada que tenha na lista de ingredientes, nomes que sua avó não reconheceria como comida”.

É absolutamente verdade que atualmente os alimentos com muitos aditivos químicos ou muito modificados industrialmente estão caindo fora da preferência dos consumidores, principalmente entre as pessoas que buscam por bem estar e saúde. Verdade também que quando menos desses ingredientes, mais nobre é o alimento.

Mas então, por que tantos chocolates têm lecitina como emulsificante?

Embora não muito bem visto entre os apreciadores de chocolate, não é raro encontrar chocolates com lecitina na sua lista de ingredientes. Até mesmo quando falamos de chocolates artesanais, por vezes a danada está lá. Escondidinha no final da lista.

 class=

A lecitina é um fosfolipídio, presente em grande parte dos óleos e gorduras. Trata-se de uma molécula com capacidade de se ligar a água e a gordura. Na natureza podemos encontrá-la na soja, no girassol, na gema de ovo, no azeite de dendê e muitas outras oleaginosas. Para ser usada como aditivo na indústria de alimentos, ela passa por um processo de separação e refino, que a permite agir como um agente emulsificante.

No chocolate a lecitina mais comumente utilizada é a de soja, porém recentemente a lecitina de girassol vem ganhando espaço, por não causar problemas a pessoas alérgicas a soja e não ter todos os problemas aos quais a soja está relacionada. Sua função é basicamente deixar o chocolate mais fluído e com melhor derretimento durante o consumo.

Sua estrutura física permite que ela se ligue a manteiga de cacau e ao mesmo tempo a ingredientes com afinidade a água como, açúcar e leite, por exemplo. Essa capacidade, permite uma melhor interação entre essas moléculas que são de natureza polar e apolar, água e óleo, que como tão bem sabemos desde a época de nossas avós, NÃO SE MISTURAM.

 class=

A lecitina é um aditivo químico, porém muito mais aceito pelos produtores de chocolates e pelos consumidores, pois é um emulsificante natural, utilizado em baixíssimas doses, geralmente 0,5%. Fabricantes de bombons, produtos como pães de mel ou mesmo produtores de barras e escala maiores, optam por utilizar as lecitinas para ter um produto com maior fluidez, facilitando assim a dosagem nas formas, controlando melhor a espessura da cobertura e por consequência promove uma melhor experiência sensorial para seus consumidores.

 class=

Um conselho que te dou, opte por chocolates com alta quantidade de cacau e livre de ingredientes e aromas artificiais, mas caso tenha lecitina na sua formulação, dê um voto de confiança, pois além de ser um produto natural, pode ser que o produtor desse chocolate esteja querendo promover uma experiência sensorial bem bacana para você.

 Tenha uma deliciosa apreciação do seu chocolate!

Escrito pela Food Design Luciana Monteiro, da @ara_food_movement