Chocolate Bloom

Apesar do nome rebuscado em inglês, quem ama chocolate eventualmente se depara com o Chocolate Bloom e é sempre algo não agradável.

Para comprovar que você conhece esse fenômeno, é só lembrar da infância, quando, na páscoa, guardávamos nossos ovos de chocolates na geladeira para comer depois – só porque a mãe mandava – pois o que queríamos mesmo era comer tudo na hora!!

Quase invariavelmente, ao buscarmos nossos ovos de páscoa na porta da geladeira no dia seguinte e abrirmos as embalagens mal amarradas, os chocolates estavam esbranquiçados.

Eis aí o Chocolate Bloom!

 class=

Esse fenômeno ocorre porque o chocolate, ao ser indevidamente transportado ou armazenado, sendo exposto às variações de temperaturas rápidas e grandes, começa a recristalizar sua gordura sob novas formas, migrando para a superfície da barra, aparecendo as famosas manchas brancas. De uma forma simplificada, o que ocorre é que o chocolate se derrete e se solidifica outra vez sem controle, levando os cristais de açúcar para lugares que não deveriam estar.

É, portanto, um processo natural que não indica que o chocolate está inapropriado para o consumo. Tanto que se houver uma nova temperagem (processo de organizar os cristais de açúcar e manteiga de cacau) com esse chocolate, este voltará às suas características iniciais.

Com essas informações, agora, sabemos que, apesar da frustração em encontrarmos nossos chocolates com manchas brancas, eles ainda mantem suas características de sabor e qualidade, alterando apenas o aspecto visual.

A Chocolata trabalha com estoques refrigerados à temperatura ideal e, no transporte até sua casa, envia de forma rápida e segura seus chocolates, sempre visando que você, nosso cliente, tenha a mais excelente experiência!!

Conte conosco.

 class=
Foto por @ericwolfinger