fbpx

Cacau Piura: Por que ele vale até 7x mais?

Recém-descoberta e uma das variedades de cacau mais raras do planeta, o Cacau Piura, com seu sabor delicado, conquistou os melhores chocolate-makers e chocolatiers mundo.

Cultivado ao norte do Peru, próximo à fronteira com o Equador, o Piura é geneticamente 100% Nacional.

O cacau Nacional é a variedade mais antiga do mundo, e no século XIX era muito apreciado por suas notas de sabor frutadas e florais. Até os primeiros anos do século XX, a maior parte do cacau consumido no mundo vinha do Equador.

Porém em 1916 uma praga se alastrou pelo país e destruiu sua produção de cacau. A única saída encontrada pelos agricultores para conter o alastramento da praga, foi o cruzamento do cacau Nacional com outras espécies mais resistentes.

O cacau 100% Nacional foi então declarado extinto e acreditava-se que nunca mais se provaria num chocolate as notas de sabor tão especiais do cacau Nacional.

Mas então no início dos anos 2000, uma surpresa… Em comunidades isoladas, sem interferências em seu ecossistema original, variedades de cacau com genética 100% Nacional foram encontradas no Peru e no Equador.

Uma delas é o Cacau Piura. Esta variedade, devido a uma mutação genética não contém antocianinas, substância que confere a cor roxa aos grãos de cacau. Por esta razão, seus grãos são brancos e têm baixíssimo amargor, além das notas frutadas típicas do cacau Nacional.

Por ser uma variedade tão rara, seu cacau pode chegar a custar 7x mais que o valor do preço do cacau na bolsa de valores.

Se você ficou curioso para provar esta preciosidade, conheça o chocolate Pacari – Piura Quemazon. Edição limitada da marca, ganhou o Ouro no International Chocolate Awards, a principal premiação mundial de chocolates.

Este maravilhoso chocolate traz uma delicadeza e leve cremosidade com notas de frutas cítricas, caramelo e nozes.

Não perca a chance de mergulhar nesta experiência sensorial única.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat