fbpx

Black Friday

Embora seja uma tradição estadunidense, a Black Friday está cada vez mais comum no comércio mundial, inclusive o brasileiro. A CHOCOLATA, neste ano, também participará da Black Friday com preços incríveis. Mas você sabe qual a origem da Black Friday?

Hoje conhecido com um termo “bom”, de boas vendas, inicialmente o termo “Black Friday” detinha uma conotação ruim. Era, antes de mais nada, um termo utilizado no mercado financeiro, tendo sido utilizado a primeira vez em 24 de setembro de 1869, quando dois investidores americanos, Jay Gould e James Fisk, perderam uma fortuna na Bolsa de Valores de Nova York, após tentarem manipular o preço do ouro, com informações privilegiadas retiradas maliciosamente do presidente na época, Ulysses. S. Grant.

Graças à intervenção do presidente Grant, a plano não deu certo e isso gerou uma enorme crise econômica nos Estados Unidos.

Mas enfim, como uma expressão negativa passou a significar descontos aos consumidores? Embora não exista um consenso, a teoria mais aceita é que, nos anos 60, os policiais do Estado Americano da Filadélfia se referiam a sexta-feira após o dia de ação de graças (Thanksgiving, que ocorre sempre na quarta quinta-feira do mês de novembro), pois era iniciada a temporada de compras para o Natal e o trânsito de pessoas e veículos deixava a cidade um caos, surgindo a expressão Black-Friday.

Esse acúmulo de pessoas para comprar, acabou dando o sentido que atualmente é utilizado hoje mundialmente, deixando para trás o aspecto negativo do termo, tanto que hoje o termo é usado para significar promoção e aumento de vendas.

A Black Friday, inclusive, ganhou o mundo, tendo atingido países em todos os continentes. No Brasil, seu primeiro ano foi em 2011, e ocorreu unicamente no comércio online.

Em 2018, já popularizada no Brasil, o Black Friday teve um total de vendas de R$ 3.44 bilhões de reais, significando um aumento de 19,7% comparado com o ano de 2017, quando o volume de vendas foi de R$ 2.87 bilhões.

Óbvio que há de se tomar cuidado, pois podem estar oferecendo para você “tudo pela metade do dobro”, e a oferta não ser tão boa quanto parece, o que no Brasil ganhou o nome de Black Fraude. Procure sempre comprar em lojas de confiança e na certeza de estar fazendo um bom negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat